A arrumação que dura: KonMari

Sempre invejei (aquela inveja saudável :p) aquelas pessoas que conseguem manter os seus roupeiros, gavetas e afins impecavelmente arrumados… de um modo geral considero-me uma pessoa organizada, mas confesso que a roupa é como que o meu calcanhar de Aquiles.

Roupa por todo o lado, gavetas um caos gigante… enfim… acho que conseguem ver o cenário.

Há uns tempos comecei uma limpeza, do que uso e não uso, o que quero ou não… arrumar tudo… estava a comentar esta minha nova resolução quando um amigo me falou do método que ele usa para arrumar a sua roupa: Método #KonMari.

Fiquei curiosa e fui investigar, li o livro da Marie Kondo e decidi aplicar algumas das suas sugestões. E sabem… há mais de dois meses que consigo manter as gavetas e armários arrumados!!! Um super record para mim 😀

A autora é uma organizadora profissional, escreveu “The life-changing magic of tidying”, onde nos ensina como arrumar e organizar as coisas de modo duradoiro e prático. Ora vejam algumas das suas sugestões que achei mais úteis para a roupa

Quando se organiza o ambiente completo, todo o cenário em redor se transforma.

A Marie diz que o segredo está no descartar e guardar. Devemos em primeiro lugar definir porque estamos a querer esta mudança. Isso vai-nos ajudar a focar e visualizar o que desejamos – todos nós: ser felizes!

Descartar

Não devemos ter medo de nos desfazer as coisas, e devemos escolher pela positiva, ie, devemos escolher as coisas que queremos guardar:

Isto da-me alegria? Se sim, devemos guardar

Devemos fazer a selecção do que queremos ou não guardar expondo todos os itens da mesma categoria (todos, mesmo que possam estar arrumados em diferentes sitios), por exemplo, blusas/calças e etc e tocando-lhes, seleccionando um a um. Como a Marie refere o nosso corpo reage, sente cada peça.

Reunir todas as peças no mesmo sitio é essencial para o processo, dará uma noção precisa do que temos… facilitando a decisão de quais manter.

Todo este processo deve ser feito por nós e somente nós. Para que os outros não nos influenciem nas decisões.

De acordo com as sugestões de Marie, todos os objectos têm uma função e devemos agradecer-lhes por isso. Por exemplo há roupas que nunca usamos, e que o seu papel foi simplesmente dar-nos o prazer da sua compra… não nos temos de sentir mal por descarta-las, afinal já cumpriram o seu papel para nós.

Todo o objecto tem um papel a desempenhar

Outra coisa que achei genial no livro da Marie Kondo foi ser tão próxima dos meus ideais de auto-valorização:

… não faz sentido manter roupas de que não gostamos para usá-las em casa e na hora de relaxar. Os nossos momentos em casa são preciosos e não devem ser menosprezados porque ninguém nos vai ver.

e mais ainda…

As mulheres devem vestir peças femininas e elegantes para dormir… sim, dormir com roupas velhas é confortável, mas não é nada atraente – e isso tem um enorme impacto na nossa autoimagem e consequentemente autoestima.

Arrumar

As roupas ou penduram-se ou dobram-se.

O acto de dobrar é mais do que deixar a roupa compacta para facilitar o armazenamento. É um gesto de cuidado, uma expressão de amor e gratidão pela maneira como as peças protegem o nosso corpo.

A dica que para mim, teve mais efeito, além da gratidão pelas peças, afinidade e carinho, foi a de arrumar na vertical. Acho que faz toda a diferença:

O segredo é arrumar na vertical e não na horizontal

Acho que grande truque é mesmo nas gavetas… eu sempre arrumei as gavetas em pilhas. Depois de ler o método da Marie, 3 coisas saltaram-me à vista:

  • há imenso espaço da gaveta que fica inutilizado quando se arruma em pilhas
  • quando quero uma peça que está na base da pillha acabo quase inevitávelmente por desarrumar a restante roupa
  • não consigo ver as peças todas e às vezes esqueço-me da existência de algumas peças.

Colocar em cabides todas as peças que parecem mais felizes penduradas

E todas as peças têm a sua metodologia de arrumação e organização. Recomendo vivamente o método… para mim funcionou maravilhosamente: é gratificante porque esta bonito e dura e de facto o espaço é muito rentabilizado!

E vocês conhecem o método?

Ou utilizam outro método?

 

Follow by Email
Facebook
Facebook
Google+
http://casualcuidado.com/a-arrumacao-que-dura-konmari/
Pinterest

No Comments

Leave a Comment

Enjoy this blog? Please spread the word :)