Depilação definitiva: sim ou não?

Depilação definitiva: sim ou não?

Hoje trago-vos um tema que tenho em grande consideração: depilação definitiva. Eu sempre tive bastantes problemas com a depilação, nomeadamente pêlos encravados. Cheguei a ir ao médico porque infectavam de forma absurda. O médico recomendou-me que deixasse de fazer a depilação afinal “os homens não ligavam assim tanto a isso!”. Desculpe?! Mas ligo eu! E além do mais sou relativamente peluda, pelo que deixar de fazer a depilação estava fora do meu plano de festas.

Isto passou-se há mais de 15 anos e na altura a “depilação definitiva” estava muito menos divulgada e os preços eram absurdos. No entanto, após muita procura, lá consegui encontrar um local onde fizessem depilação a laser. Fiz nas pernas, a minha área mais problemática. Tendo em conta que sou clara de pele mas os meus pêlos não são assim tão escuros, até tive bons resultados. Fiquei praticamente sem pêlos.

Depilação Definitiva mesmo?!

Não, é um mito!

Não ficamos sem pêlos para sempre. Até porque, por vários motivos, como alterações hormonais, folículos que estavam em standby acordam e começam a produzir pêlo. No entanto, o que eu senti é que nunca mais cresceu a quantidade que crescia.

Estive uns anos sem fazer qualquer tipo de depilação, actualmente faço umas sessões por ano ou a cada 2 anos para manutenção.

Laser ou Luz Pulsada?

Para mim, Laser.

Com luz pulsada (IPL) fiz apenas manutenção, mas foi a mesma coisa que estar quieta. É mais barata, mas os pêlos caíam após as sessões para depois voltarem a crescer.

Como Funciona?

A máquina lança um feixe de energia que tem um determinado comprimento de onda que queima.

A melanina do pêlo, ie, o pigmento que dá a cor escura, conduz a energia até à raiz do pêlo e “mata” as células que o “fabricam”. Por isso funciona melhor em peles claras com pêlo escuro, pois caso a pele seja escura há mais melanina, do que só a que está no pêlo, e espalha a energia. Se o pêlo for claro há pouca melanina para conduzir a energia.

Resultado de imagem para laser depilation how it works
in: https://www.chilternmedical.co.uk/treatments/laser-hair-removal/how-it-works/

Dói?

Não é completamente indolor. Sentem-se umas picadinhas… mas dói menos do que a depilação com cera… definitivamente.

Como é feito?

Normalmente são precisas várias sessões porque o lazer só consegue fazer efeito em certas fases de crescimento do pêlo. Assim fazendo várias sessões separadas por algumas semanas aniquila-los todos, pois permite-te em algum momento apanhar os pêlos na fase certa. Não deves apanhar sol uns tempos antes e uns tempos depois de fazer as sessões, nem fazer a depilação com cera ou máquina que arranque o pêlo.

Primeiro costumam fazer uma avaliação incial em que te explicam tudo.

Na sessão propriamente:

Depilação definitiva - Casual Cuidado
Fazem uns desenhos artísticos com lápis branco para marcarem zonas e não se perderem nas zonas que já fizeram ou não.
Depilação deifnitiva - Casual Cuidado
Tens de usar uns óculos super fashion.
Depilação definitiva - Casual Cuidado
Ou cortam o pêlo com lâmina ou já levas cortado do dia anterior (na primeira sessão deves ir com os pêlos um pouco compridos para que consigam fazer a correcta avaliação); Cortam os pêlos com uma lâmina descartável – esta sacaninha é muito agressiva!
Depilação definitiva - Casual cuidado
E começam a fazer a sessão a laser propriamente

Portanto no meu caso:

Um grande SIM para a depilação definitiva

 

E vocês? Já fizeram? Como correu?

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *